
8  |  JUNHO DE 2021

P esquisadores da Áustria e da Alemanha 
criaram um banco de dados formado por 
milhares de especialistas que ocupam qua-

se 500 mil cargos de editores ou membros do 
conselho editorial em 6.090 revistas científicas. 
Batizado de Open Editors e disponível na inter-
net (openeditors.ooir.org), o serviço quer tornar 
mais visível a composição do corpo de cientistas 
e acadêmicos que avalia e seleciona os artigos 
submetidos a periódicos. Isso pode ser útil tanto 
para municiar estudos sobre a comunicação cien-
tífica como para identificar casos de má conduta 
envolvendo editores, a exemplo de conflitos de 
interesse e atribuição falsa de nomes no organo-
grama das publicações. Basta informar o nome de 
um pesquisador para saber em que revistas ele 
atua e as funções que ocupa. Também é possível 
fazer buscas digitando o título do periódico, a edi-
tora ou a instituição científica para aparecerem 
os editores associados a cada categoria.

Andreas Pacher, pesquisador da Escola de Es-
tudos Internacionais de Viena, teve a ideia de 
criar o banco de dados ao encontrar referências 
a colegas no conselho editorial de uma revista E

V
E 

LI
V

E
SE

Y
 / 

G
E

T
T

Y
 IM

A
G

E
S

Para fiscalizar 
os guardiães 
da qualidade
Banco de dados com 500 mil  
cargos de editores ajuda  
a identificar atribuição falsa ou 
imprópria na composição de 
conselhos de revistas científicas 

BOAS PRÁTICAS



PESQUISA FAPESP 304  |  9

predatória – aquele tipo de periódico que publi-
ca artigos em troca de dinheiro, sem fazer uma 
genuína revisão por pares – e descobrir que eles 
não eram editores e tampouco haviam autorizado 
o uso de seus nomes no expediente do periódico.

Em parceria com as alemãs Tamara Heck, do 
Instituto Leibniz de Pesquisa em Informação 
e Educação, em Frankfurt, e Kerstin Schoch, 
do Departamento de Psicologia da Universida-
de Herdecke, Pacher montou o Open Editors e 
tornou disponíveis e abertos os códigos que uti-
lizou, a fim de encorajar outros pesquisadores 
a participar da iniciativa. A equipe conseguiu 
coletar informações de periódicos de editoras 
como a Elsevier e a Cambridge University Press, 
mas ainda não de outras, como a Springer Natu-
re e a Wiley. Isso porque falta padronização na 
forma como essas empresas registram o nome 
dos editores no site de cada revista, o que atra-
palhou o processo de extração de dados com as 
ferramentas automatizadas de que a equipe de 
Pacher dispõe.

O trio apresentou o Open Editors em um 
trabalho publicado em março no reposi-
tório de preprints SocArXiv. No manus-

crito, eles destacam a importância do papel dos 
editores de periódicos como guardiães da qua-
lidade e da originalidade de resultados científi-
cos e mencionam os cuidados necessários para 
evitar anomalias no processo de revisão, como o 
favorecimento a autores com os quais os editores 
compartilham características, como afiliação a 
uma instituição ou o interesse em uma linha de 
pesquisa específica, fenômeno conhecido como 
homofilia. “As responsabilidades são elevadas, 
não só devido à necessidade de decidir sobre 
questões de qualidade científica, mas também no 
que diz respeito à consciência dos vieses intelec-
tuais e sociais que as decisões editoriais podem 
sustentar”, escreveram.

A bioquímica Jessica Polka, criadora de um 
banco de dados sobre políticas de publicação 
adotadas por periódicos, o Transpose, diz que 
iniciativas como o Open Editors podem ser valio-
sas para ampliar a compreensão dos processos de 
comunicação científica. “Essas informações po-
dem ajudar a entender como o poder de decisão 
é distribuído no sistema de publicação”, disse à 
revista Nature Index. Ela ressalta um outro efei-
to que o acesso fácil a esse tipo de informação é 
capaz de propiciar. “Ao permitir a visualização 
de disparidades de gênero e concentração geo-
gráfica de editores, também pode encorajar as 
publicações a diversificar de forma mais proativa 
seus conselhos editoriais.”

A atribuição fraudulenta de nomes de pesqui-
sadores em conselhos editoriais é um fenômeno 
típico das publicações predatórias. Em um estu-

do divulgado em 2020 na revista Learned Pub-
lishing, Mike Downes, responsável por um site 
que investiga revistas de baixa de reputação, o 
Scholarly Outlaws, mostrou que um quarto dos 
4 mil pesquisadores da Austrália mencionados 
em conselhos editoriais de periódicos potencial-
mente predatórios não sabia do uso de seu nome 
nem havia autorizado a atribuição.

Alguns pesquisadores emprestam o nome para 
conselhos editoriais em busca de prestígio, sem 
se darem conta de que a publicação tem práticas 
questionáveis. Em 2017, Mike Daube, professor 
de políticas de saúde da Universidade Curtin, 
na Austrália, aproveitou ofertas que recebeu por 
e-mail de várias revistas e conseguiu inscrever 
em conselhos editoriais de sete delas uma certa 
Olivia Doll, especialista em veterinária – o per-
sonagem não existe, ao menos no universo dos 
humanos. Ele tomou o nome emprestado de sua 
cachorra, a staffordshire terrier Ollie. Uma das 
revistas predatórias chegou a enviar um manus-
crito para Ollie analisar.

Atrair cientistas de alto nível para um conselho 
editorial pode ampliar as chances de um perió-
dico recém-lançado de ser incluído em índices 
de citação da empresa Clarivate. Esse jogo de 
prestígio ajuda a explicar episódios de atribuição 
imprópria até mesmo no corpo de editores de 
revistas respeitadas. Uma reportagem publicada 
em abril na Science narrou o caso da Ecosystem 
Health and Sustainability (EHS), em cujo conse-
lho editorial são listados nomes como o do bió-
logo Paul Ehrlich, professor emérito da Univer-
sidade Stanford, e Jerry Franklin, especialista em 
ecossistemas da Universidade de Washington, 
em Seattle. Nem um nem o outro sabiam que ain-
da estavam listados no expediente da revista. “Não 
consigo me lembrar de nenhum contato com a 
publicação por muitos anos, se é que houve algum 
dia”, disse Ehrlich à Science. “Meu nome não de-
veria aparecer associado ao periódico”, comple-
mentou Franklin. A inclusão dos nomes remonta 
ao ano de 2013, quando a publicação foi criada 
por meio de uma parceria da Sociedade Ecológi-
ca da América (ESA) com a Sociedade Ecológica 
da China (ESC). Cientistas, membros da organi-
zação norte-americana, aceitaram participar do 
conselho do novo periódico, mas a ESA deixou 
a empreitada pouco tempo depois. Apesar do 
rompimento, os nomes permaneceram relacio-
nados como consultores internacionais e edito-
res temáticos da publicação. O editor-chefe da 
EHS, Lu Yonglong, ecólogo da Universidade Xia-
men, na China, se disse surpreso com a queixa 
de Erlich e Franklin e afirmou que mantinha 
correspondência regular com os norte-america-
nos. Mas admitiu que o site da publicação não 
tem sido atualizado com frequência e afirmou 
que retirará os nomes. n Fabrício Marques



Fraude em ranking universitário vai à Justiça

Má conduta na literatura científica

Um grupo de pesquisadores do Bra-
sil, Hungria, Irlanda e Noruega 
fez um levantamento em bases 

de dados de revistas científicas procu-
rando os termos em inglês para “ética 
na pesquisa” e “integridade em pesqui-
sa”. O trabalho, publicado em abril no 
periódico BMC Medical Ethics, mostrou 
como a literatura acadêmica se interes-
sa por casos de má conduta e outras 
violações. De um total de 14.719 regis-
tros encontrados em plataformas como  
PubMed, Web of Science e Scopus, foram 
selecionados para análise 238 exemplos 
que continham a descrição dos proble-
mas e se enquadravam no escopo do tra-
balho. A maioria dos casos (44,9% do 
total) referia-se a fraudes e falsificações. 
O descumprimento de normas legais ou 
regulatórias apareceu em segundo lugar, 
com 15,7%, seguido por negligências com 

dos sobre o desempenho de programas 
de pós-graduação profissionais MBA 
(Master in Business Administration) da 
instituição, como a experiência profissio-
nal dos alunos e o número de estudantes 
que faziam os cursos em meio período. 
O diretor informou, por exemplo, que 
todos os estudantes de um curso on-li-
ne de MBA haviam sido selecionados e 
aprovados em testes de admissão, mas 
o contingente real não passava de 20%. 
Quase 90% das receitas da escola vêm 
de cursos de MBA on-line.

De acordo com o Departamento de 
Justiça, a fraude fez com que o MBA on-
-line saltasse da 28ª colocação no ran-
king da U.S. News em sua categoria, em 
2013, para o primeiro lugar nos quatro 
anos seguintes. A manipulação teve iní-
cio após uma reunião entre executivos da 
escola e responsáveis pelo ranking, em 
2013, em que ficou claro que o U.S. News 
não tinha meios de auditar os dados for-
necidos pelas universidades. A procu-
radora Jennifer Williams, responsável 
pelo indiciamento do ex-diretor, disse 
ao site Inside Higher Ed, que a conduta 

a segurança de pacientes (11,1%), plá-
gio (6,9%), entre outras. Pouco mais de 
80% dos casos localizavam-se nas ciên-
cias médicas e da saúde, com as ciências 
naturais (11,5%) na segunda posição. Na 
sequência, aparecem ciências sociais 
(4,3%), engenharias (2,1%) e humani-
dades (1,3%). As punições mais frequen-
tes foram a retratação de artigo cientí-
fico (45,4%) e perda de financiamento 
(35,5%). O estudo, cuja autora principal 
é a brasileira Anna Catharina Vieira Ar-
mond, que faz doutorado na Faculdade 
de Saúde Pública da Universidade de De-
brecen, na Hungria, conclui que fraude 
e falsificação de dados estão represen-
tadas de forma exagerada na literatura 
acadêmica e essa percepção pode desviar 
a atenção da comunidade científica para 
várias outras formas de má conduta que 
também são relevantes.

Moshe Porat, que entre 1996 e 
2018 foi diretor da Escola de 
Negócios Fox da Universidade 

Temple, nos Estados Unidos, está sendo 
processado em um tribunal federal do 
país por fraudar informações enviadas 
a um tradicional ranking de universida-
des norte-americanas publicado desde 
1983 pela revista eletrônica U.S News & 
World Report. A pena, caso ele seja con-
denado, pode chegar a 25 anos de pri-
são e multa de US$ 500 mil. De acordo 
com denúncia apresentada pelo Depar-
tamento de Justiça dos Estados Unidos, 
Porat “conspirou e criou um plano para 
enganar candidatos a vagas, alunos e 
doadores da escola, fazendo-os acreditar 
que ela oferecia cursos de graduação em 
administração de primeira linha a fim 
de que pagassem anuidades escolares e 
fizessem contribuições para a Univer-
sidade Temple”.

Israelense radicado há décadas nos 
Estados Unidos, Porat e outros dois ex-
-funcionários da escola, o docente Isaac 
Gottlieb e a administradora Marjorie 
O’Neall, são acusados de falsificar da-

de Porat comprometeu a integridade do 
sistema acadêmico e causou prejuízos 
aos alunos que balizaram suas escolhas 
pelo ranking. “O sucesso do sistema de 
ensino superior nos Estados Unidos não 
depende apenas da excelência acadêmi-
ca, do rigor dos programas oferecidos, da 
aptidão e do trabalho árduo dos candi-
datos e alunos, mas também da transpa-
rência e da honestidade sobre o próprio 
sistema”, disse. 

A Universidade Temple é uma insti-
tuição pública de ensino superior criada 
em 1834 na Filadélfia, Estados Unidos, 
com mais de 38 mil estudantes. Porat, 
que deixou a direção da Escola de Negó-
cios, mas ainda mantém vínculo com ela, 
nega as acusações e está processando a 
instituição por supostamente difamá-lo 
em comunicados sobre o escândalo. No 
ano passado, a universidade concordou 
em pagar US$ 4 milhões para alunos e 
ex-alunos do programa MBA on-line e 
também US$ 1,4 milhão para estudantes 
de outros programas da Escola de Negó-
cios que entraram na Justiça quando as 
suspeitas de fraude eclodiram. 


