TECNOCIÊNCIA

Print Friendly

Análise da luminosidade

ED. 194 | ABRIL 2012

Parceria entre empresa e universidades mineiras gera software para avaliar painéis de carros

A iluminação de um painel de automóvel não pode ser muito
forte ou fraca e deve proporcionar harmonia de cores e homogeneidade. Para avaliar esses itens com metodologia científica, pesquisadores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (Ufop) e da Fiat Automóveis, em Betim (MG), desenvolveram um software que já está ajudando os engenheiros da empresa na análise de painéis entregues pelos fornecedores a partir de especificações técnicas do fabricante do carro. O software,
que analisa fotos dos painéis obtidas em um laboratório da empresa, fez parte do mestrado do engenheiro Alexandre Faria, do Centro de Engenharia da Fiat, e contou com a orientação dos professores Arnaldo Araújo, da UFMG, e David Menotti, da Ufop. “O sistema funciona como uma rede neural humana em que o software aprende com informações de um banco de dados”, diz Alexandre. “Desenvolvemos representações matemáticas para cada região de um painel”, afirma David. O estudo foi publicado na revista científica Expert Systems With Applications, em março de 2012.

IGEM