Guia Covid-19

Política de republicação

É permitida a republicação desta reportagem em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. É obrigatório o cumprimento da Política de Republicação Digital de Conteúdo de Pesquisa FAPESP, aqui especificada. Em resumo, o texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, assim como a fonte (Pesquisa FAPESP). O uso do botão “republicar reportagem completa (imagens e infográficos)” permite o atendimento a essas normas, detalhadas a seguir.

Política de republicação digital de conteúdo de Pesquisa FAPESP
Para ampliar o alcance de sua produção, Pesquisa FAPESP licencia muitas de suas reportagens e demais tipos de material via Creative Commons para que possam ser republicados gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais.

O botão “Republicar” está disponível ao final de cada reportagem licenciada via Creative Commons.

É importante notar que as normas aqui descritas se restringem à republicação em meios digitais. Caso tenha interesse em republicar o material da revista em meios impressos, por favor, entre em contato conosco em redacao@fapesp.br.

Caso a reportagem ou o audiovisual de seu interesse não estiver acompanhado por um link de “republicação”, isso significa que está indisponível para esse fim, ou que o material foi publicado antes da implementação desta política. Em alguns casos, a republicação diz respeito apenas ao texto da reportagem; em outros, haverá também a opção de republicação do html completo. Havendo dúvida, consulte-nos por e-mail (redacao@fapesp.br).

CRÉDITOS
Pesquisa FAPESP deve ser clara e diretamente creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado. Preferencialmente no alto da página, com um link para a home page da revista ou diretamente para a URL da reportagem em questão.

Da mesma forma, o nome do(s) autor(es) deve(m) ser creditado(s), preferivelmente no alto da reportagem: Fulano de Tal, Pesquisa FAPESP.

O material republicado deve ser acompanhado por um link para a licença CC BY-ND 4.0, garantindo que todos que veem o conteúdo de Pesquisa FAPESP em outros veículos saibam que também podem usar o material.

O uso de material de revistapesquisa.fapesp.br não deve, de maneira nenhuma, sugerir qualquer tipo de afiliação ou endosso de Pesquisa FAPESP ou da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ao veículo no qual será republicado.

EDIÇÃO
O conteúdo licenciado, incluindo título e olho/linha fina, não pode ser editado sem a autorização expressa de Pesquisa FAPESP, devendo ser reproduzido na íntegra. Em caso de dúvida, por favor, consulte-nos por e-mail (redacao@fapesp.br) antes de republicar.

FOTOGRAFIAS E INFOGRÁFICOS
Várias imagens usadas por Pesquisa FAPESP são adquiridas de agências comerciais, fotógrafos free-lancers ou de ilustradores que não permitem a reprodução de seu material sem autorização ou pagamento. Quaisquer imagens e infográficos que não sejam exclusivamente creditados a Pesquisa FAPESP não podem ser republicados sem a obtenção de autorização expressa de seus autores.

RASTREAMENTO
Ao republicar uma reportagem completa de Pesquisa FAPESP, no formato html, é obrigatória a inclusão do nosso pixel de rastreamento, código que nos permite saber o seu alcance (page views). Essa ferramenta informa a Pesquisa FAPESP quais publicações o seu conteúdo alcança e o tamanho de seu público. Ao utilizar o botão de republicação da reportagem completa, o pixel de rastreamento será incluído automaticamente. A Pesquisa FAPESP também oferece a opção de republicação apenas como texto, mas dá preferência à republicação completa do material.

NÃO ABUSE
O direito de vender e redistribuir o que é publicado em revistapesquisa.fapesp.br pertence exclusivamente a revista Pesquisa FAPESP.

As normas aqui explicitadas não permitem a reprodução do que for publicado pela revista Pesquisa FAPESP a partir de outros sites onde possam ser encontrados. Pesquisa FAPESP sempre deve ser creditada de forma clara e visível como a fonte do material.

Não é permitida a republicação de todo o conteúdo de revistapesquisa.fapesp.br; apenas de reportagens explicitamente passíveis de republicação, de forma individual.

Sites que republiquem produção da revista Pesquisa FAPESP devem apresentar uma forma clara e efetiva de contato com os responsáveis pela sua publicação.

A revista Pesquisa FAPESP se reserva o direito de revogar a permissão de publicação a qualquer um a qualquer momento e por qualquer motivo.

Em caso de dúvida sobre nossa orientação, por favor, entre em contato via redacao@fapesp.br. Agradecemos o seu interesse.