CARREIRAS

Print Friendly

A internet ganhou

Biólogo Rafael Bento trocou a carreira de pesquisador por educação e divulgação científica on-line

RODRIGO DE OLIVEIRA ANDRADE | ED. 254 | ABRIL 2017

 

095_Carreiras_PerfilRafael Bento formou-se em biologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, em 2004. Na época pretendia seguir carreira no campo da biologia molecular, área que se destacava no cenário científico paulista por conta do bem-sucedido projeto genoma da bactéria Xylella fastidiosa. Ao longo do caminho, no entanto, enveredou para outra área, a da divulgação e educação científica.

Após concluir a graduação, Bento mudou-se para São Paulo e iniciou o doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Durante esse período, trabalhou no desenvolvimento de estratégias de transferência de genes mediada por vírus para induzir a morte de células tumorais no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração (InCor).

Concluiu o doutorado em 2011, aos 29 anos. Desde 2006, no entanto, já participava de iniciativas de divulgação científica. “Criei um blog no doutorado chamado RNAm, em que escrevia sobre assuntos relacionados à biologia molecular”, conta. Logo percebeu que para tratar desses assuntos precisaria antes apresentar aos leitores conceitos básicos de biologia. “As pessoas não entendiam o que eu escrevia ou entendiam de maneira errada”, relembra. “Na medida em que explicava mais claramente ciência, me interessei pela área de educação.”

Em 2007 o RNAm passou a integrar o Lablogatórios, condomínio de blogs de ciência brasileiros que mais tarde deu origem à rede ScienceBlogs Brasil. Além do blog, Bento iniciou seu pós-doutorado no Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Com o término do pós-doutorado, em 2012, decidiu abandonar a carreira acadêmica para trabalhar exclusivamente com divulgação científica. A convite do biólogo Mauro de Freitas Rebelo, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colega no ScienceBlogs Brasil, mudou-se para o Rio para trabalhar na elaboração de conteúdos científicos para plataformas móveis de educação na Edumobi, da Somos Educação.

Em 2014 ele também assumiu a administração do ScienceBlogs Brasil. Mais recentemente, com colegas, fundou a Numinalabs, empresa especializada na produção de conteúdo educacional para ações de marketing digital. Entre os principais clientes da companhia estão empresas como Natura e Bayer. No ano passado, ele e outros colegas lançaram o ScienceVlogs Brasil, rede de canais de vídeo no YouTube que aborda temas de ciência e tecnologia. Desde então, Bento, que agora mora em Campinas, também produz conteúdo para seu canal no YouTube, o Jornal Ciensacional.

Além dessas atividades, em 2017 Bento tornou-se consultor na área de ciências biológicas e saúde para a produção de materiais didáticos da Kroton Educacional, maior empresa privada no ramo da educação básica e superior no Brasil.


Matérias relacionadas

CAPA
Internet das Coisas promete aumentar a produtividade e impulsionar empresas...
PALEONTOLOGIA
Pesquisadores reconstituem o cérebro de dinossauro de 230 milhões de anos
CAFÉ
Seleção de plantas tem o apoio de análises químicas e biologia molecular