Imprimir PDF Republicar

Informatização

Contas on-line

FAPESP amplia rede de comunicação com pesquisadores

A FAPESP está ampliando os serviços oferecidos disponíveis na Internet para agilizar sua comunicação com a comunidade acadêmica. Desde fevereiro, diretores de unidade de ensino, pró-reitores de pesquisa e reitores das universidades paulistas podem utilizar o site da Fundação (www.fapesp.br) para obter informações sobre o número de bolsistas e o total de valores distribuídos em suas respectivas instituições. Até então esses dados – que são públicos – eram divulgados em relatórios e distribuídos em disquete no início de cada ano. Os investimentos na ampliação da interatividade via rede também beneficiarão pesquisadores e bolsistas, que já podem utilizar o site como apoio ao processo de prestação de contas à FAPESP.

Esse novo sistema de relacionamento atende à demanda de dirigentes das instituições de ensino e pesquisa por informações atualizadas para subsidiar políticas de desenvolvimento institucional e acompanhar o desempenho da pesquisa em suas unidades. Tanto que, freqüentemente, solicitavam à FAPESP o envio da lista de novos bolsistas. “A FAPESP atua diretamente com o pesquisador e nem sempre a instituição acompanha esse processo”, explica Joaquim de Camargo Engler, diretor administrativo da Fundação. Agora, esses dados podem ser acessados num campo específico do site, por meio de senhas e user names que estão sendo distribuídos pelo Centro de Processamento de Dados (CPD). Os reitores e pró-reitores terão acesso a todos os recursos distribuídos pela FAPESP em sua universidade, e os diretores, aos dados relacionados às suas unidades de ensino e/ou pesquisa. As informações podem ser impressas ou transportadas para o programa Excel na máquina do usuário.

Os pesquisadores também podem utilizar o site para a prestação de contas das bolsas concedidas pela Fundação. Igualmente por meio de senhas e user names terão acesso a planilhas que lhes permite, ao longo do período de vigência da bolsa, lançar informações sobre os gastos, à medida que estes forem sendo realizados. O sistema totaliza essas informações e as transpõe para uma tabela que fica armazenada no banco de dados do CPD. A FAPESP só terá acesso à planilha quando o pesquisador apresentar o seu relatório científico. Se o pesquisador preencher as planilhas de acordo com as instruções disponíveis no site e armazenar adequadamente os documentos, ao término do projeto sua prestação de contas estará pronta para ser apresentada e o balancete estará disponível para ser encaminhado ao Serviço de Auditoria.

Esse sistema garante ao pesquisador maior facilidade no controle da liberação de recursos e do saldo dos valores recebidos, reduzindo o número de pendências ao final do projeto. Qualquer dúvida pode ser solucionada na opção Ajuda do menu, que dá acesso a orientação sobre os procedimentos que devem ser adotados para uso dos recursos e respectiva prestação de contas. Para a FAPESP, essa mudança de procedimento também apresenta algumas vantagens: agiliza a conferência de prestação de contas e facilita a divulgação de alterações em normas ou procedimentos internos ou ainda de novas exigências legais. Os pesquisadores, no entanto, não estão dispensados da apresentação da documentação exigida na finalização do processo de prestação de contas, que é encaminhada para a avaliação de auditores.

A Fundação está testando a possibilidade de utilizar a rede para o encaminhamento de pedidos de bolsa de pós-doutoramento. Os interessados devem entrar no site, se cadastrar e aguardar a senha, enviada pelos Correios, antes de encaminhar o pedido de bolsa.

Republicar