Imprimir PDF Republicar

Estratégias

O combustível das algas

Um projeto de fabricação de biocombustível a partir de algas microscópicas em Moçambique, concebido em conjunto por estudantes e cientistas, venceu um concurso promovido pela indústria biotecnológica da Holanda. Os organizadores do concurso, liderados pelo Centro Kluyver de Genômica e Fermentação Industrial, vão agora levantar fundos para implementar a proposta.

O concurso, denominado Imagine, buscava encontrar soluções científicas práticas para problemas enfrentados por países em desenvolvimento. Os temas foram levantados por cientistas. Numa segunda etapa, adolescentes foram convidados a criar planos de negócios para cada um dos projetos. Venceram os alunos do Liceu Baarnsch, de Roterdã, responsáveis pelo projeto do biocombustível.

Os organizadores estimam que cerca de US$ 150 mil sejam necessários para começar a tirar o projeto do papel. “O governo holandês deverá injetar verba, mas por enquanto estamos fazendo a ponte com empresas privadas”, disse a porta-voz do Centro Kluyver, Marije Blomjous. (SciDev.Net, 2 de setembro)

Republicar