Imprimir PDF

Brasil

Alerta sobre roubo de carro no celular

Alguém arromba a porta do seu carro para roubá-lo e imediatamente aparece no visor do celular uma mensagem de alerta, não importa a distância em que você esteja do veículo. “Ao digitar um código com dois números no teclado do telefone, o carro é bloqueado, sem necessidade de o usuário entrar em contato com uma central de monitoramento, como ocorre com outros sistemas à venda no mercado”, diz Clédiston dos Santos Silva, um dos criadores do sistema.

O Kalarm, nome comercial do alarme que está na fase de protótipo, foi desenvolvido pela Sea Wireless, empresa incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB). “O dispositivo permite ainda que o proprietário controle a velocidade do carro quando estiver sendo dirigido por outra pessoa”, relata Silva, sócio da empresa.

As funções serão definidas no momento da compra, que se dará na forma de um contrato de concessão, a um preço aproximado de R$ 400,00 e mais uma taxa de manutenção mensal em torno de R$ 25,00. A previsão é que dentro de oito meses estará no mercado, mas os sócios da Sea Wireless estão à procura de um investidor para começar a produzir o sistema em escala industrial.

Republicar