Traumatismo

Transplante de células fetais

O estudo resumidamente apresentado aqui é um modelo experimental de transplante de células do sistema nervoso fetal de ratos wistar para o sítio de lesão medular de ratos adultos que permita sua sobrevivência e integração para possibilitar protocolos de pesquisa que identificarão outros fatores de regeneração e recuperação funcional pós-trauma raquimedular. Vinte ratos adultos foram submetidos à laminectomia (cirurgia executada na porção inferior da coluna) e à lesão de cinco milímetros na hemimedula realizada com auxílio de microscópio óptico. Quinze desses ratos tiveram seu local de lesão medular transplantado com células do sistema nervoso central de fetos de rato. Os animais foram monitorados por dois dias e tiveram sua coluna vertebral extraída para análise histológica. Evidenciou-se que em 60% dos casos as células transplantadas permaneciam viáveis no sítio da lesão e que a reação inflamatória no grupo transplantado era sempre maior que no grupo de controle. O trabalho demonstrou a possibilidade de contar com o modelo de pesquisa para transplante de células fetais que permanecem viáveis dois dias após seu implante. Participaram do estudo “Viabilidade de células do sistema nervoso central fetal no tratamento da lesão medular em ratos” os pesquisadores Alexandre Fogaça Cristante, Marcelo Loquette Damasceno, Raphael Martus Marcon, Reginaldo Perilo de Oliveira e Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, da Universidade de São Paulo.

Acta Ortopédica Brasileira – vol. 18 – nº 5 – São Paulo 2010