Divulgação

Uma plataforma para divulgar a ciência brasileira

Começou a funcionar em 12 de fevereiro a Agência Bori, plataforma virtual destinada a facilitar o acesso de jornalistas à produção científica de pesquisadores brasileiros. Criada pela jornalista Sabine Righetti e pela bióloga Ana Paula Morales, pesquisadoras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a agência tem como objetivo levar às redações dos meios de comunicação impressos e digitais o resultado dos trabalhos científicos desenvolvidos no país. A expectativa é que, em seguida, essa informação alcance uma proporção maior da população brasileira. Toda semana, jornalistas cadastrados terão acesso a artigos científicos antes de sua publicação em periódicos especializados e a resumos explicativos dos trabalhos. As reportagens elaboradas a partir desse material só podem ser publicadas a partir de uma data preestabelecida. No site da Bori, ficam disponíveis para qualquer pessoa os resumos de outros trabalhos, que podem ser republicados. O nome da agência, cujo desenvolvimento foi financiado pela FAPESP e pelo Instituto Serrapilheira, homenageia a psicóloga Carolina Bori (1924-2004), professora da Universidade de São Paulo (USP) e primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Righetti e Morales inspiraram-se nos serviços internacionais EurekAlert! e AlphaGalileo, que disponibilizam pesquisas de diferentes países, mas têm participação restrita de estudos do Brasil.