Infectologia

Bactérias em tintas de tatuagem

Cottonbro / PexelsLíquido pode conter 22 espécies de microrganismos: possível fonte de infecções e reações adversasCottonbro / Pexels

Mais de um terço dos testes realizados em 75 amostras de tintas usadas nos Estados Unidos para fazer tatuagens e maquiagem permanente deu positivo para a presença de bactérias. Os exames foram feitos por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Toxicológica (NCTR) do FDA, a agência federal que regula alimentos e remédios no país, e incluíram produtos de 14 marcas populares. Em 26 exemplares das tintas, foi constatada a contaminação por bactérias que se desenvolvem tanto na presença como na ausência de oxigênio. No total, 22 espécies de microrganismos foram encontradas, 19 delas com potencial patogênico, como Cutibacterium acnes, Staphylococcus epidermidis e S. saprophyticus. “A crescente popularidade das tatuagens nos últimos anos coincidiu com um aumento nas complicações ou reações adversas relacionadas a essa prática, como infecções microbianas, complicações imunológicas e respostas tóxicas”, disse, em comunicado de imprensa, o microbiologista Seong-Jae Kim, do NCTR, um dos autores do estudo (Applied and Environmental Microbiology, julho).