Imprimir PDF Republicar

Sociologia

Campanha contra a solidão

Torbjörn Tapani / Wikimedia CommonsNo inverno, os moradores de Luleå contam apenas com três horas de luz solar por diaTorbjörn Tapani / Wikimedia Commons

A cidade de Luleå, no norte da Suécia, lançou a campanha Säg hej! (Diga olá!), com anúncios em ônibus e palestras em escolas. O objetivo é promover a interação social e reduzir a solidão entre seus moradores, principalmente no inverno, quando há apenas três horas de luz solar por dia e o isolamento aumenta. A Suécia antecipou-se à Organização Mundial da Saúde (OMS), que em novembro anunciou uma Comissão sobre Conexão Social, com integrantes de oito países, para tratar da solidão como uma ameaça à saúde. Segundo a OMS, uma em cada quatro pessoas idosas sofre isolamento social. Uma análise do registro de mortalidade de 458.146 adultos no UK Biobank, do Reino Unido, mostrou que as pessoas que recebem visitas frequentes têm uma probabilidade 39% menor de morrer por doenças cardiovasculares do que as que permanecem sozinhas todo o tempo. Uma equipe da Universidade de Glasgow, na Escócia, acompanhou os integrantes do estudo por 12,6 anos em média e avaliou a conexão social por meio do relato da sensação de solidão, da frequência de visitas de amigos e de atividades semanais em grupo (BMC Medicine, 10 de novembro; Newsletter da OMS, 15 de novembro de 2023).

Republicar