Políticas públicas

Cientistas voltam a postos-chave do governo dos Estados Unidos

Cortesia Eric LanderO novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nomeou o geneticista Eric Lander cientista-chefe e diretor do Escritório de Políticas de Ciência e Tecnologia (OSTP), comitê consultivo que assessora o presidente em assuntos científicos. Lander (foto) é figura influente na comunidade científica norte-americana. Professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), teve papel de destaque no projeto de sequenciamento do genoma humano, concluído em 2003. Ele já havia copresidido o Conselho de Ciência e Tecnologia (PCAST), outro painel consultivo de assessoramento da presidência, de 2009 a 2017. Biden fez o anúncio em 15 de janeiro, antes de assumir a Casa Branca – diferentemente do ex-presidente Donald Trump, que demorou 19 meses para anunciar seu cientista-chefe e diretor do OSTP. Biden nomeou a engenheira química Frances Arnold, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), e a geofísica Maria Zuber, do MIT, para copresidirem o PCAST. A cientista social Alondra Nelson, do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, será vice-diretora de assuntos de ciência e sociedade no OSTP, um cargo recém-criado. O geneticista Francis Collins permanecerá à frente dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH).