A depressão materna tem sido apontada como uma condição pouco favorecedora ao desenvolvimento infantil, mostrando-se associada a dificuldades emocionais e comportamentais. O objetivo do trabalho “Depressão materna e a saúde mental de escolares”, de Ana Vilela Mendes, Sonia Regina Loureiro e José Alexandre S. Crippa, da Universidade de São Paulo, é identificar e analisar na literatura indexada artigos que abordem o impacto da depressão materna para as crianças em idade escolar. Procedeu-se à pesquisa em vários indexadores considerando o período de 2002 a 2007. A depressão materna associou-se às dificuldades apresentadas pelas crianças, tais como problemas comportamentais, sintomas depressivos, prejuízos cognitivos e sociais, independentemente do momento da primeira exposição à depressão materna e dos delineamentos adotados. A depressão materna configurou-se como fator de risco ao desenvolvimento infantil, com impacto negativo para as crianças em idade escolar. Do ponto de vista da saúde mental, considera-se relevante maior atenção às crianças que convivem com tal condição.
Revista de Psiquiatria Clínica – v. 35 – nº 5 – São Paulo – 2008
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