Uma família de três pessoas está testando em uma residência piloto construída no bairro de Ratones, em Florianópolis, quanto dá para economizar por mês na conta de água. Para isso, eles estão utilizando principalmente a água de chuva nas descargas dos banheiros.
Os resultados obtidos pelos pesquisadores do Departamento de Engenharia Sanitária-Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsáveis pelo projeto coordenado pelo professor Luiz Sergio Philippi, mostraram que, de cada 30 dias, a água captada e reutilizada da chuva garantiu o funcionamento da descarga durante 23 dias.
E apontam que é possível economizar até 30% do gasto com essa conta de consumo por mês. O projeto, que faz parte de uma das ações nacionais do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico, começou em agosto de 2004. As medições começaram em novembro, após a construção da residência piloto. Nos testes, tanto a água de chuva quanto a da pia do banheiro foram coletadas, armazenadas e reutilizadas. Na atual fase dos estudos, os pesquisadores estão desenvolvendo um sistema automático, que será instalado na residência de Ratones, para controlar a turbidez da água, além do nível dos reservatórios e das válvulas de descarga.
Republicar