Tecnociência

Os vazios da próstata

Espaços vazios nas estruturas arredondadas da próstata conhecidas como ácinos representam um indício da gravidade de tumores nessa glândula dos homens – e não um fenômeno indesejado e irrelevante que apareceu durante a realização da biópsia. Quanto maior esse espaço, maior o perigo oferecido pelo tumor, segundo estudo de Wagner Fávaro, Athanase Billis e outros pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Eles examinaram dois grupos de amostras: 25 de homens que haviam morrido sem doença no aparelho urogenital e 25 de homens submetidos à extração total da próstata. O estudo indicou alterações moleculares e celulares associadas à formação do espaço nessas estruturas da próstata (Pathology & Oncology Research, abril de 2012). Na mesma edição da revista, pesquisadores da Universidade de Zagreb, Croácia, chegaram à mesma conclusão: a formação de espaços vazios nos ácinos pode ser vista como um fenômeno útil para avaliar a gravidade de tumores. O câncer de próstata é diagnosticado por meio do exame de toque e das variações dos níveis do antígeno prostático específico (PSA) e da forma, organização e quantidade dos ácinos, que produzem secreções que ajudam a formar o sêmen.