Química

Enzima para combustíveis de aviação

Kang, Y. et al. Veterinary Sciences. 2022 Colônia de Rothia nasimurium, que converte ácidos graxos em hidrocarbonetoKang, Y. et al. Veterinary Sciences. 2022

Após três anos e meio de trabalho, uma equipe do Laboratório Nacional de Biorrenováveis do Brasil (LNBR) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) identificou uma enzima que poderia substituir os catalisadores tradicionais utilizados em rotas termoquímicas para a produção de bioquerosene de aviação. Chamada de descarboxilase ou OleTPRN, provém da bactéria Rothia nasimurium e converte ácidos graxos, componentes essenciais de gorduras, em uma classe de hidrocarbonetos conhecidos como alcenos ou olefinas, um intermediário da produção desse tipo de combustível. Essa capacidade permitiria a produção de hidrocarbonetos para a aviação a partir de plantas oleaginosas, como soja, macaúba ou milho, ou resíduos agrícolas, como o bagaço ou a palha da cana-de-açúcar. “A versatilidade dessa enzima permite que seja adaptada para uso em diferentes setores [da indústria], como alimentícia, cosmética, farmacêutica e de transportes”, comentou à Agência FAPESP a física Letícia Zanphorlin, coordenadora da pesquisa (PNAS, 22 de maio).