Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Receptor capta sinais múltiplos

Quem ainda se recorda da aflição, há dois anos, do pessoal das equipes de resgate tentando comunicação por rádio depois do ataque às torres gêmeas, em Nova York, consegue imaginar o que significaria uma comunicação livre dos sinais cruzados e da incompatibilidade de sistemas. Em setembro, a Agência de Pesquisa Naval da Marinha dos Estados Unidos anunciou a invenção de um receptor digital que promete comunicar-se com todos os sistemas atualmente em uso. Alta precisão e velocidade de processamento permitirão a esses aparelhos administrar a recepção de uma multiplicidade de sinais simultâneos nas mais amplas larguras de banda.

Deborah Van Betchen, diretora da divisão de eletrônica da Agência de Pesquisa Naval, diz que a Hypres – empresa do Estado de Nova York que se encarregará da fabricação dos novos receptores – desenvolverá um protótipo do aparelho capaz de “digitalizar” simultaneamente todos os sinais nas faixas mais críticas para a comunicação militar (HF e VHF) e filtrará os sinais com a ajuda de um software.

O controle por software, aliás, é fundamental para o uso combinado com um sistema tático de rádio (JTRS, em inglês) que o Departamento de Defesa concebeu e já está a caminho. Os rádios JTRS, também equipados com tecnologia digital, substituirão os modelos analógicos, com o objetivo de reduzir custos e a complexidade dos aparelhos.

Republicar