Tecnociência

Pássaros urbanos cantam diferente

A poluição sonora não perturba apenas as pessoas. Também os pássaros modificam seus cantos, aparentemente em resposta ao barulho de carros e buzinas, concluíram Hans Slabbekoom e Ardie den Boer-Visser, da Universidade de Leiden, na Holanda. Eles compararam os cantos de chapins-reais (Parus major) encontrados em dez grandes cidades européias aos de representantes da mesma espécie que vivem em florestas próximas. E observaram que as melodias usadas pelas aves urbanas para atrair parceiros e defender territórios são mais curtas. Viram que os pássaros urbanos, tal qual as pessoas, parecem ter pressa: cantam mais rápido do que os parentes das matas. Os cantos são também mais agudos e assim se sobrepõem aos ruídos  de baixa freqüência como o do trânsito. Um estudo anterior desse grupo já havia mostrado que as aves urbanas usam menos notas graves em regiões da cidade em que o nível de barulho é maior. Essa versatilidade pode explicar o sucesso do chapim-real em se adaptar às cidades. A descoberta fortalece a hipótese de que a variedade de sons dos animais pode ser moldada pelo ambiente.