Uma série de propostas voltadas ao desafio de ampliar o impacto internacional da ciência produzida no Brasil foi apresentada pelo diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, aos participantes do 35º Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que aconteceu entre os dias 23 e 24 de maio. Entre os temas propostos para discussão estavam a liberação do pesquisador de tarefas administrativas e de gestão; a ampliação da cooperação internacional; o aumento da visibilidade e do impacto de periódicos científicos e a sinalização para a comunidade científica de que as agências valorizam mais o conteúdo e o impacto de cada artigo científico do que o fator de impacto dos periódicos.
No encerramento do fórum, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, informou que será lançado ainda neste ano um novo edital do programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).
A continuidade foi acertada em reunião recente do comitê de coordenação do programa, mas ainda não há data nem valores definidos para a nova chamada. Os resultados serão apresentados durante um seminário a ser realizado em julho, em Brasília. “Estamos fazendo a avaliação do desempenho dos INCTs existentes. Os indicadores, por enquanto, sugerem que o programa deverá ser ampliado”, disse Raupp.
Republicar