- Assim como na maioria das áreas de formação, tanto em engenharia como em computação (e correlatas), houve forte crescimento de ingressantes no ensino a distância (EAD)
- Nas engenharias, cuja oferta de programas de bacharelado é majoritária, o número de novos alunos em cursos presenciais diminuiu de 410 mil para 149 mil, entre 2014 e 2023. Nos cursos de EAD, no entanto, saltou de 13 mil para 155 mil, superando os ingressos no bacharelado presencial pela primeira vez
- Na computação e correlatas, o ingresso em programas presenciais de bacharelado variou de 57 mil para 68 mil alunos; nos cursos de EAD, foi de 3 mil para 71 mil, nesse período. Para os cursos que formam tecnólogos da área, o aumento no ensino presencial foi semelhante ao dos programas de bacharelado, mas, nos cursos de EAD, aumentou quase 10 vezes: de 29 mil para 263 mil ingressos
- Em 2023, o setor privado dominava a oferta de EAD nas duas áreas (95% nas engenharias e 98% na computação) e era majoritário na oferta presencial (54% dos ingressos nas engenharias e 70% na computação)
Fontes Microdados do Censo da Educação Superior, Inep/MEC Elaboração FAPESP/DPCTA/GIP
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