![Luva óptica: reconhecendo produtos nas prateleiras dos mercados](http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2015/08/Tecnociencia_PF5024_minds-eye_1123_h-300x234.jpg)
Patrick Mansell/Penn State UniversityLuva óptica: reconhecendo produtos nas prateleiras dos mercadosPatrick Mansell/Penn State University
Uma luva equipada com uma microcâmera chamada Third Eye-IV poderia ajudar deficientes visuais a fazer compras em mercados com mais independência. No supermercado, ao reconhecer um produto que o usuário quer, a luva vibra e dirige a mão para aquele item. A última versão de um protótipo desenvolvido na Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos, reconheceu 87 mercadorias à mostra em prateleiras. A luva é um dos resultados de um projeto de criação de dispositivos que possam ser vestidos e interpretar uma cena complexa como o cérebro humano. O sistema de visão reconhece um objeto como novo e então armazena a informação na memória. A meta é criar um mecanismo que leia rótulos e interprete logotipos e imagens. Especialistas em neurociência e de outros campos participam desse trabalho, que recebeu um financiamento de US$ 10 milhões da National Science Foundation.
Republicar