ZOOLOGIA

O menor vertebrado do mundo

Iuri Ribeiro Dias / UescSapinho-pulga: cabe na unha do dedo mindinhoIuri Ribeiro Dias / Uesc

Um macho do sapinho-pulga (Brachycephalus pulex) foi descrito como o menor vertebrado conhecido no mundo, com 6,45 milímetros (mm) de comprimento. O animal foi encontrado pela primeira vez em 2011 na reserva da serra Bonita, sul da Bahia, cabendo com folga sobre a unha do dedo mindinho humano. Agora, uma comparação com outros 46 adultos da espécie, feita pelo herpetólogo Mirco Solé, da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus, e colegas, reforçou a conclusão ao verificar que, em média, os machos medem 7 mm e as fêmeas 8 mm, conforme publicado em fevereiro na revista Zoologica Scripta. As minúsculas patas têm apenas dois dedos, em vez dos costumeiros cinco, um ajuste consequente da miniaturização que também acontece em outros tipos de anfíbios. Não parece ser um problema muito grande enquanto pulam pelo chão da floresta, mas um estudo de 2022 mostrou que eles perdem o equilíbrio quando estão no ar. Solé argumenta que outras adaptações seriam necessárias para que exista um vertebrado ainda menor. Parece ser cada vez mais improvável bater recordes de miniaturização sem perder partes cruciais do corpo (Science News, 27 de fevereiro).