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MOBILIDADE

Ônibus com bateria de lítio na Argentina

MCTI

Começou a circular em junho na cidade de La Plata, na província de Buenos Aires, na Argentina, uma nova versão do ônibus de propulsão elétrica com bateria de lítio, o primeiro no país. Com autonomia de 200 quilômetros (a do protótipo anterior era de 60) e recarga entre quatro e seis horas, tinha originalmente um motor convencional e foi convertido por professores e alunos da Faculdade de Engenharia e do Centro Tecnológico Aeroespacial da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), em colaboração com a empresa Nove de Julho. A instalação elétrica e os sistemas de freios e de suspensão foram mantidos, com bateria e motor novos. O projeto contou com financiamento de 4,9 milhões de pesos (R$ 98,7 mil) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) da Argentina. Já comuns na Europa e na Ásia, os ônibus elétricos desse tipo têm potencial para emissão quase zero de poluentes e são silenciosos, mas pesam mais e têm menor autonomia que os convencionais. O peso adicional das baterias implica uma capacidade menor de passageiros (UNLP e MCTI, 5 de junho).

MCTINa conversão do ônibus, o motor a combustão e o tanque de combustível originais deram lugar a um novo propulsor elétrico e às baterias de lítioMCTI

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