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Participação feminina na docência superior

  • A presença das mulheres na docência superior vem se ampliando de forma lenta, mas constante, ao menos desde 2010. Em 2022, das 362 mil funções docentes (em exercício) da educação superior do Brasil, 171 mil (ou 47,3%) eram exercidas por mulheres. Apesar de o número absoluto já ter sido maior (180 mil, em 2019), a participação feminina manteve-se em elevação e atingiu o maior patamar da série histórica
  • No mesmo período, houve crescimento significativo no número de docentes nas instituições federais de ensino: entre os homens, de 45,2 mil para 68,1 mil, e, entre as mulheres, de 33,4 mil para 53 mil. Com isso, a participação feminina entre os docentes dessas instituições elevou-se de 42,4% para 43,7%
  • Nos sistemas estaduais, no mesmo período, o aumento absoluto foi pequeno para homens e mulheres, sem alteração da distribuição por gênero: 53,4% para os homens e 46,6% para as mulheres. Nos municipais, a despeito de números absolutos relativamente pequenos, a presença feminina se ampliou de 44,8% para 48,2%
  • Nas instituições privadas sem fins lucrativos, houve queda significativa no número de funções docentes (de 134 mil para 98 mil) e pequeno aumento na participação feminina (de 45,1% para 47,4%)
  • Naquelas com fins lucrativos, segmento com maior crescimento no período (em número de matrículas1), o volume de funções docentes passou de 80 mil para 98 mil e a presença das mulheres superou a dos homens, passando de 45,9% para 51,8%

Nota (1) O número de matrículas nas instituições privadas com fins lucrativos passou de 2,1 milhões para 5,6 milhões, entre 2010 e 2022. A relação entre matrículas e função docente passou de 26, em 2010, para 58, em 2022. Como comparação, observe-se o valor dessa relação para os demais sistemas, em 2022 – Federal, 11; Estadual, 13; privada sem fins lucrativos, 20. No caso desse último, o valor é altamente influenciado pelo grande peso das matrículas na modalidade a distância (2/3 das matrículas) Fontes Censo da Educação Superior – Microdados, INEP/MEC (baixados em 06/02/2024) Elaboração FAPESP, DPCTA/Gerência de Estudos e Indicadores

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