Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Pneus velhos são reciclados

A cidade de Londrina, no Paraná, lançou no mês de junho um programa destinado a recolher pneus velhos, que serão transformados em gás e óleo combustível. Curitiba foi a primeira a adotar o programa chamado de Rodando Limpo, em novembro do ano passado. O programa foi criado pelo presidente da empresa paranaense BS Colway Pneus e da Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados, Francisco Simeão. A prefeitura serve de intermediária no processo. Os pneus sem uso são levados ao aterro municipal de Londrina, onde são comprados por R$ 0,20 (automóvel) e R$ 0,35 (caminhonete).

A BS Colway, responsável pelo pagamento, tritura-os e transporta-os até a unidade de processamento de xisto da Petrobras na cidade de São Mateus, também no Paraná. Os pneus picados são misturados ao xisto e transformados em gás e óleo combustível. Uma semana depois de o programa estar em vigor, no dia 17 de junho, já haviam sido recolhidos 16 mil pneus em Londrina, cidade com 500 mil habitantes.

A meta é recolher de 100 mil a 150 mil até o final do ano. Em Curitiba, em seis meses, foram tirados de circulação 1,5 milhão. O objetivo da iniciativa é mostrar que é possível cumprir a resolução 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em vigor desde o início do ano, que obriga fabricantes e importadores a recolher e providenciar destino adequado a pneus sem condições de uso. Para cada quatro pneus importados ou fabricados, as empresas do setor devem destruir um usado. Essa exigência deve aumentar proporcionalmente a cada ano, até que se atinja a meta de cinco pneus destruídos para cada quatro produzidos.

Republicar