Virologia

Sirius produz nova imagem de proteína do Sars-CoV-2

Sirius / CNPEM Imagem da estrutura tridimensional da proteína 3CLSirius / CNPEM

O Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, permitiu produzir uma imagem tridimensional detalhada da proteína 3CL, essencial para a replicação do novo coronavírus no interior das células. A imagem da proteína em formato de um coração foi reconstruída em computador depois de a posição dos átomos que a compõem ter sido determinada por uma técnica chamada difração de raios X. Os experimentos para identificar a posição dos átomos na proteína foram feitos na Manacá, a primeira estação de pesquisa do Sirius a entrar em funcionamento. “A estrutura da 3CL já era conhecida por trabalhos realizados em outros locais do mundo, o que nos permite avaliar a qualidade dos resultados obtidos no Sirius”, disse ao UOL o físico Antonio José Roque da Silva, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que abriga o Sirius. A 3CL é um alvo potencial de compostos candidatos a combater o vírus. Em julho, o CNPEM passou a receber propostas de usar o Sirius para estudar o Sars-CoV-2.