Mulheres que sofrem com Tensão Pré-Mestrual (TPM) devem ter, em breve, um alívio graças à ação dos feromônios, substâncias liberadas por animais mais conhecidas pela capacidade de atrair o sexo oposto. Já há uma empresa nos Estados Unidos trabalhando em um spray nasal à base de feromônios, informa a revista New Scientist (21 de julho). O produto poderá livrar as mulheres da irritabilidade constante e depressão, comuns na TPM, e de alguns outros distúrbios ligados à síndrome.
Testes com 20 mulheres mostraram que o spray melhora o humor e sintomas como dor nos seios. A TPM afeta duas em cada cinco mulheres durante a vida fértil (entre a menarca e menopausa) e alguns especialistas acreditam que a flutuação de hormônios nesses períodos afeta a atividade cerebral. Nos casos mais graves, os médicos receitam antidepressivos que elevam o nível de serotonina no cérebro e melhoram o estado geral do humor.
Os feromônios humanos são poderosos mediadores na atração sexual, ansiedade e distúrbios relacionados a hormônios, de acordo com David Berliner, um dos fundadores do laboratório Pherin Pharmaceuticals, de Mount View, Califórnia, a companhia que está desenvolvendo o spray. Berliner foi também um dos pesquisadores que comprovaram a existência dos feromônios nos seres humanos, na década passada. O composto criado pela Pherin, o PH80, ajuda o hipotálamo a manter o equilíbrio da atividade cerebral evitando o desconforto da síndrome.
Republicar