Um túnel de vento de alta tecnologia, para testar estruturas aerodinâmicas de aviões, automóveis, navios e construção civil, está funcionando desde outubro no Laboratório de Aerodinâmica (LAE) da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), onde foi projetado e construído. Os testes são feitos geralmente com modelos em escala de aeronaves ou partes delas, como asas, fuselagens, etc. “Os modelos são fixos num suporte na câmara de ensaios e o ar passa ao redor num escoamento uniforme de velocidade controlada e baixa turbulência”, explica o professor Fernando Martini Catalano, projetista do túnel e chefe do Laboratório de Aerodinâmica.
Pode-se medir pressões no corpo do modelo e as forças que o escoamento de ar provoca no protótipo por meio de uma balança aerodinâmica. Segundo Catalano, o túnel de vento é muito importante no processo de projeto de uma nova aeronave. “Antes de se construir um protótipo em escala real, devem ser testados modelos em escala no túnel de vento, muito mais baratos e fáceis de serem modificados na busca de maior eficiência aerodinâmica.” Segundo Catalano, esse túnel é uma excelente ferramenta de alta precisão que a USP São Carlos irá utilizar em pesquisas, desenvolvimentos e serviços à comunidade acadêmica e produtiva.
A primeira etapa de construção recebeu recursos da FAPESP no valor de R$ 40.820,00, dentro do projeto de infra-estrutura básica. Outros US$ 79.917,13 foram liberados para equipamentos, no programa de equipamentos multiusuários. Recentemente o túnel foi incorporado ao programa Parceria para Inovação em Ciência e Tecnologia Aeroespacial (Picta) da FAPESP, em conjunto com a Embraer, com investimentos de cerca de US$ 140.000,00 em instrumentação (veja Pesquisa FAPESP nº 77).
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