O relevo econômico do interior | 22.10.2012

Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookShare on LinkedIn

 

O sistema ferroviário implantado no início do século XX permitiu a formação de uma série de cidades no interior de São Paulo, interligadas à capital e ao porto de Santos para escoamento de café e outros tipos de produção. Nos anos 1970, as ferrovias foram substituídas por uma malha rodoviária que aprofundou o relevo econômico da região.

Eliseu Savério Esposito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente, conta essa história. Para ele, essas cidades do interior já não dependem da metrópole.

O vídeo também pode ser visto com legendas em Inglês.

Saiba mais na reportagem O relevo econômico do interior

Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookShare on LinkedIn
videos
 12/08/2015
Pesquisador explica a relação entre a redemocratização do Brasil e o perfil de deputados e senadores
 05/08/2015
Pesquisadores estudam e descrevem os chamados ácaros de penas
 22/07/2015
Características físicas de animais se associam em conjuntos de funções
 08/07/2015
Pesquisadores falam sobre a importância de estudar o vírus da dengue
 24/06/2015
Pesquisas buscam definir estilo da escritora Carolina Maria de Jesus
 03/06/2015
Tecnologia poderá tornar a mineração menos danosa ao meio ambiente
 21/05/2015
Como as plantas vivem no ambiente infértil dos campos rupestres
 06/05/2015
Análises explicam fenômeno envolvendo aglomerado de galáxias
 29/04/2015
Português brasileiro já pode ser considerado diferente do europeu
 22/04/2015
Físicos criam modelo de fenômeno atmosférico com sabão e laser
 08/04/2015
Dispositivo é capaz de levitar objetos usando apenas o som
 01/04/2015
Piratas do século XVI contestavam divisão das terras entre Espanha e Portugal
 25/03/2015
Região do Atlântico Sul teria submergido há milhões de anos
 11/03/2015
Mapas climáticos auxiliam planejamento urbano em Campinas
 25/02/2015
Perda de vegetação nativa pode ser uma ameaça às espécies do Brasil
Anteriores