Imprimir

Pesquisa Brasil

Primeiro relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e coma consciente

Pesquisa Brasil veiculado em 30 de agosto de 2013 pela Rádio USP

Tércio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP conversa sobre o primeiro relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, o mais completo diagnóstico produzido sobre as tendências do clima futuro no país. Criado em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas reuniu 345 pesquisadores de diversas áreas para formular uma síntese inédita da produção científica nacional sobre o tema. Leia mais na reportagem de capa de Pesquisa FAPESP n. 210: Extremos do clima.

Também nesta edição, o físico Adenauer Casali apresenta uma técnica capaz de medir o estado de consciência em pacientes em coma, desenvolvida durante seu doutorado na Universidade de Milão. A nova técnica foi divulgada recentemente na capa da revista Science Translational Medicine.

E a bióloga Tatiane Marinho Vieira Tavares, da Universidade Federal do Tocantins, mostra como plantas petrificadas encontradas no município de Filadélfia, no Tocantins, ajudam pesquisadores a entender a paisagem brasileira de quase 300 milhões de anos atrás.

Programação Musical:
Objeto sim, objeto não – Gal Costa
Sobradinho – Sá e Guarabyra
Canta, canta, minha gente – Martinho da Vila
Planeta água – Guilherme Arantes
Folhas secas – Nelson Cavaquinho
All the World is Green – Tom Waits

Apresentação: Marcos Pivetta e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!