Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Cresce o interesse pelos rumos da política externa no Brasil

Programa veiculado no dia 6 de setembro de 2013

A cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida, diretora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), analisa os principais resultados da pesquisa Brasil, Américas e o mundo, que demonstra o aumento do interesse de brasileiros pelos rumos da política externa. “O trabalho faz parte de um estudo mais amplo feito na América Latina sobre a opinião pública e temas internacionais”, afirma a coordenadora do projeto.

Também nesta edição, astrofísico peruano Jorge Meléndez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas USP, conversa sobre estudo internacional publicado recentemente no site da Astrophysical Journal Letters sobre a Gêmea solar, a HIP 102152. Leia a reportagem O Sol, Amanhãpublicada na página eletrônica da revista Pesquisa FAPESP.

E, a historiadora da ciência Magali Romero Sá comenta os 110 anos da publicação do livro Sertum palmarum brasiliensium de João Barbosa Rodrigues, um clássico da botânica nacional. A obra foi financiada pelo governo do Brasil e reúne 174 aquarelas e textos do autor em latim e francês, e descreve 289 espécies de palmeiras brasileiras.

Programação Musical:
A ordem das árvores – Tulipa Ruiz
Fora da Ordem – Caetano Veloso
Pindorama – Palavra Cantada
Post War Dreams- Pink Floyd
A Paz- Gilberto Gil
Segundo Sol – Nando Reis

Apresentação: Fabrício Marques e Celso FIlho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!