Este vídeo produzido pela equipe da revista Pesquisa FAPESP apresenta os resultados do projeto científico que busca descobrir por que o planeta Marte não cresceu como a Terra. Financiado pela FAPESP, o trabalho foi produzido por especialistas em mecânica celeste da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Leia também a reportagem Por que Marte não cresceu, publicado na edição 221 de Pesquisa FAPESP.
Hoje em dia parte dos modelos teóricos propostos para explicar a formação do Sistema Solar se baseia na observação de outros sistemas e não reproduz adequadamente o surgimento de Marte. Em geral, nas simulações, esse planeta acaba ficando maior do que ele é na realidade, segundo explica o astrônomo Othon Winter, da Faculdade de Engenharia da Unesp em Guaratinguetá, que integra a equipe que propõe um novo modelo da formação do planeta vermelho.
“Nos modelos matemáticos anteriores, no lugar onde está Marte forma-se um corpo celeste do tamanho da Terra, sendo que Marte tem apenas um décimo da massa da Terra. Esse é um problema que no início não se dava muita atenção”, acrescenta Winter.
Republicar