Com quase o mesmo tamanho da Terra, o planeta Vênus demora 243 dias terrestres para dar uma volta completa em torno de si mesmo. Mas, apesar de girar tão devagar, o planeta tem uma atmosfera bastante agitada. No estúdio da Rádio USP, o meteorologista João Rafael Dias Pinto, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre um modelo computacional que pode ajudar a explicar as ventanias no planeta vizinho à Terra. Dias Pinto trabalhou em parceria com o cientista planetário Jonathan Lloyd Mitchell, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Estados Unidos (leia mais na matéria “Atmosfera Conturbada” na próxima edição de Pesquisa FAPESP).
Ainda nesta edição, a engenheira Monica do Amaral Porto discute a crise hídrica que atinge São Paulo. Diretora presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) e professora da Escola Politécnica da USP, Monica foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e diretora da International Water Resources Association.
Também o geólogo Carlos Ganade de Araújo, pesquisador do Serviço Geológico do Brasil, no Rio de Janeiro, mostra indícios de que teria havido uma gigantesca cadeia de montanhas, equivalente à do atual Himalaia, na região entre o nordeste brasileiro e a África ocidental há cerca de 600 milhões de anos.
Programação Musical:
Com açúcar, com afeto – Nara Leão
Choros n.1 – Fabio Zanon
Trenzinho do Caipira – Antonio Meneses e Celina Szrvinsk
Gamboa – Brazilian Octopus
Chovia – Danilo Britto
Chovendo na roseira – Elis Regina e Tom Jobim
Xarope de amendoim – Jackson do Pandeiro
Apresentação:
Marcos de Oliveira e Celso Filho
Produção: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves
Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!
Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil