Água

Para entender a escassez de água

De onde vem a água que chega às torneiras das cidades no Sudeste brasileiro? O que explica a escassez que causou alarme nos últimos meses? Sem a possibilidade de chegar a uma resposta simples, o assunto foi tratado na reportagem de capa da edição de dezembro de Pesquisa FAPESP. E não cabe num único vídeo, nem se esgota nos dois realizados por nossa equipe audiovisual.

Perguntamos ao pesquisador Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sobre a importância da Amazônia na formação de rios voadores que levam água para regiões distantes do Brasil e nos países vizinhos. O que ele contou, na conversa no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), é essencial para as reflexões da engenheira Monica Porto, da Escola Politécnica da USP, sobre a importância da chuva para abastecer os mananciais paulistas. Uma seleção dessas conversas está no vídeo acima.

No subsolo está também uma riqueza hídrica que precisa ser bem cuidada e cujo uso pode ser ampliado, explicou o geólogo Reginaldo Bertolo, do Instituto de Geociências da USP. No vídeo abaixo sua fala dialoga com a de Monica Porto, deixando claro que as diferenças entre engenheiros e geólogos são indícios de conhecimentos complementares que precisam ser somados para a boa gestão de recursos hídricos.

Todas as entrevistas foram realizadas em novembro de 2014.