Imprimir

Pesquisa Brasil

Professor fala sobre kit de química da coleção Aventuras na Ciência

Programa veiculado no dia 13 de março de 2015

No estúdio da Rádio USP, o professor Henrique Eisi Toma, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), fala sobre o kit de química da coleção Aventuras na Ciência, criada há oito anos por pesquisadores da USP e das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual de Campinas (Unicamp). A partir deste ano, o Ministério da Educação (MEC) prevê a distribuição de 1 milhão de pequenos laboratórios individuais para mais de 22 mil escolas públicas de todo o país. Ao longo da entrevista, Henrique Toma apresenta a canção “Tempo e Espaço”, de Paulo Vanzolini, para ilustrar os desafios do ensino de ciências no Brasil.

Também nesta edição, a geneticista Mária Cátira Bortolini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica como alterações no hormônio oxitocina podem estar associadas a um comportamento ativo dos pais no cuidado dos filhotes em algumas espécies de macacos. O grupo da pesquisadora mostrou que este hormônio, responsável pela liberação do leite na lactação, pelas contrações na hora do parto e pelo desenvolvimento de laços sociais e afetivos, também parece influenciar no modo como os machos de algumas espécies se dedicam aos filhotes.

E a bióloga colombiana Solimary Hernandez, do Instituto de Biociências (IB) da USP, explica um curioso recurso de defesa usado por escorpiões do gênero Ananteris: para se defender dos predadores, os machos se desprendem da cauda, abrindo mão de parte de seu sistema digestivo.

Programação Musical
Tempo e Espaço – Paulo Vanzolini
Entardecer no Pontal – Renato Borghetti

Apresentação: Fabrício Marques, Maria Guimarães e Bruno de Pierro
Gravação e montagem: Beto Alves
Roteiro e produção: Biancamaria Binazzi

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2015/03/Pesquisa-99-kits.mp3]

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar