Imprimir

Obituário

Faleceu Antonio Carlos Robert de Moraes

Geógrafo era professor titular da USP

Antonio Carlos também foi professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 1978 e 1982

IEA/USPAntonio Carlos também foi professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 1978 e 1982IEA/USP

da Agência FAPESP

Faleceu no dia 16/07, em São Paulo, aos 61 anos, Antonio Carlos Robert de Moraes, professor titular de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Mineiro de Poços de Caldas, ele era presidente da banca de Geografia do concurso de ingresso na carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, e foi membro da Coordenação de área de Ciências Humanas e Sociais da FAPESP para a subárea de Geografia Humana. Era assessor científico da FAPESP desde 1986.

Bacharel em Geografia e em Ciências Sociais pela USP, no final da década de 1970, Moraes obteve o título de mestre e doutor em Geografia Humana pela USP, onde também coordenou o Laboratório de Geografia Política.

Foi professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 1978 e 1982, e deu cursos nas universidades de Buenos Aires, na Argentina, Nacional Autônoma do México (Unam), Nacional da Colômbia e de Cadiz, na Espanha.

Especialista na área de políticas setoriais, foi consultor de governo, no Brasil e no exterior, em vários programas de ordenamento territorial de áreas litorâneas, tendo participado da elaboração da metodologia dos Programas Nacionais de Gerenciamento Costeiro do Brasil e de Moçambique.

Publicou e organizou 26 livros – o último deles, Território na geografia de Milton Santos, em 2014 – e dezenas de artigos.

O velório acontece até as 9 horas do dia 17/07 no Salão Nobre do Prédio de Administração da FFLCH, na Rua do Lago, 717, na Cidade Universitária USP. O sepultamento será no Cemitério Gethsemani.