NOTÍCIAS

Print Friendly

Nota do Conselho Superior da FAPESP

Edição Online 10:40 19 de janeiro de 2017

 

Fachada Fapesp 2O Conselho Superior da FAPESP, em reunião no dia 18/01/2017, discutiu a decisão da Assembleia Legislativa de reduzir o valor das transferências do Tesouro do Estado para a FAPESP, em relação ao proposto originalmente pelo Executivo.

O repasse de, no mínimo, 1% da receita tributária do Estado de São Paulo à FAPESP, tem sido – em reconhecimento do valor da pesquisa para o desenvolvimento do Estado – um compromisso histórico do Governo Estadual com a sociedade paulista, conforme prevê o artigo 271 da Constituição Estadual.

Ao longo de sua existência, a constância das regras e a previsibilidade de seus orçamentos têm permitido à FAPESP uma atividade profícua de financiamento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo.

Os investimentos em ciência e inovação – nas Universidades, nos Institutos Estaduais de Pesquisa e nas empresas — são, por sua natureza, de longo prazo, e requerem estabilidade. Este tem sido um diferencial importante de São Paulo frente a outras realidades regionais e mesmo em relação à União.

A FAPESP continuará dialogando com o Governo de São Paulo e com a Assembleia Legislativa para restabelecer o seu orçamento original, e tomará as providencias necessárias para atingir este objetivo.


Matérias relacionadas

CARREIRAS
Saber coordenar grupos de pesquisa cria uma agenda de trabalho sustentável
PESQUISA BRASIL
Especial PIPE 20 anos
INDICADORES
Relatório revela que a FAPESP manteve ritmo de investimentos em 2016