Imprimir PDF

Estratégias

Relatórios por via eletrônica

A FAPESP já está recebendo relatório de pesquisadores e bolsistas por via eletrônica. Para usar este serviço, o interessado deverá remeter seu arquivo a partir de qualquer ponto da Internet, via ftp, para o endereço dc.fapesp.br. O procedimento a seguir envolve estes passos:

Utilize o comando ftp dc.fapesp.br: Você receberá esta resposta:
Connected to dc.fapesp.br.
220 dc FTP server ready
Name:

Basta então digitar anonymous. O computador solicitará um password e você deve digitar cuidadosamente sert endereço eletrônico (mais adiante, esse endereço será usado para lhe enviar uma notificação da transferência feita).

Digitado o endereço, você receberá na tela instruções concisas de como deve proceder. Digite o comando site exec info, seguido de seu nome e do número de seu processo. Opcionalmente você poderá adicionar outras informações, como um telefone de cântaro ou um recado. Cada linha de informação deverá ser iniciada com o comando site exec info. Feito isso, dirija-se ao diretório de transferência usando o comando cd. Deve ser colocado um ou mais espaços entre o cd e o incoming.

Agora tudo está pronto para a transferência dos arquivos necessários. No momento, o seroidor de ftp está aceitando arquivos nos formatos PostScript e texto puro. Muitos processadores de texto possuem opcionalmente o recurso de salvar documentos em PostScript. Editores de texto comuns como o edit do MS-DOS criam documentos em texto puro. Em virtude de existirem muitos padrões diferentes de acentuação, é preferível não acentuar quando for usado texto puro.

Supondo-se que os arquivos a serem transferidos sejam, por exemplo, CARTA.US (texto puro) e RESUMO.PS (PostScript), basta dar o comando asc e transferir os dois. Em seguida, você pode desconectar através do comando quilo observe que no primeiro caso o arquivo foi renomeado na transferência para CARTA.1XT De fato, para facilitar o reconhecimento do formato do arquivo, a FAPESP solicita a gentileza de se usar os sufixos .TXT para texto puro e .PS para PostScript. Se você tentar transferir o arquivo CARTA.LlS sem renomeá-lo, o seroidor exibirá uma mensagem de erro explicativa e solicitará que seja feita uma nova tentativa. Pedidos de esclarecimento de dúvidas podem ser enviados por correio eletrônico para apoio@dc.fapesp.br.

Republish