Imprimir PDF Republicar

Genoma-FAPESP

Como ter acesso ao programa

Quem pode participar?
– Pesquisadores de universidades, centros de pesquisa e empresas do Estado de São Paulo.
– O pesquisador será o coordenador da pesquisa. Entretanto, todo projeto deve ter uma instituição parceira, responsável pela implementação dos resultados da pesquisa.
– Podem ser parceiros no projeto de pesquisa qualquer órgão ou instituição de governo, da esfera estadual ou municipal, ou, ainda, organizações não-governamentais (ONGs), desde que atuem no traçado e execução de políticas públicas.
– O Programa financiará pesquisas de problemas relevantes, em qualquer área de atuação do poder público: agricultura, abastecimento, educação, engenharia, energia, habitação, emprego e relações do trabalho, meio ambiente, saúde, saneamento, etc.

Como se inscrever
– O pré-projeto de pesquisa deve ser apresentado pelo pesquisador, coordenador da pesquisa, a quem será dado o financiamento.
– As inscrições devem ser feitas pelo pesquisador, em formulário próprio para o Programa e preferivelmente pela Internet, no endereço eletrônico: http://watson.fapesp.br, com preenchimento do formulário “on line”.
– O pré-projeto deve descrever os objetivos e as atividades de pesquisas que serão desenvolvidas e as formas de participação da instituição parceira.
– Cada proposta deve estar acompanhada de uma declaração de interesse da instituição parceira no desenvolvimento do projeto e o compromisso de execução e implementação de seus resultados.
– O prazo de inscrição de pré-projetos nesta primeira rodada do Programa é 30 de outubro próximo.

Como é feita a liberação de recursos
– Cada pré-projeto aprovado recebe inicialmente R$ 30 mil, para um estudo de viabilidade em até seis meses.
– Definida a viabilidade, estarão disponíveis mais R$ 200 mil por projeto, para o desenvolvimento da pesquisa, que pode durar até dois anos.
– Cada projeto aprovado permite a concessão de bolsas a técnicos da instituição parceira.
– A implementação do resultado da pesquisa é de responsabilidade da instituição parceira e não é financiada pela FAPESP.

Leia a matéria principal

Republicar