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Tecnociência

Concreto asfáltico permeável à água

Uma fórmula que mistura agregados de granito e cimento asfáltico modificado por polímero mostrou ser altamente eficaz na eliminação de água da superfície de pavimentos rodoviários. Com ele, a água da chuva é eliminada rapidamente do pavimento das rodovias diminuindo a possibilidade de ocorrência do fenômeno chamado de aquaplanagem, que faz o veículo deslizar na pista. O novo asfalto aumenta a aderência entre o pneu e o pavimento e elimina, também, o espelhamento da superfície molhada sob o reflexo do farol do veículo, que provoca perda de visibilidade para o motorista à noite.

Desenvolvido pelo professor Leto Momm, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o composto mostrou um elevado índice de permeabilidade. Segundo o professor, enquanto outros trabalhos brasileiros baseados em fórmulas de granulometrias estrangeiras atingiram 18% de permeabilidade – medida pelo índice de vazios que permite a circulação da água na camada do pavimento -, o material desenvolvido pela universidade catarinense tem 32%. Produtos similares encontrados no mercado, como os concretos asfálticos franceses, têm entre 20% e 25% de vazios.

Os testes realizados em laboratório serão aplicados na BR-101, no Sul do país, que está sendo duplicada. “O segredo da inovação está no controle rigoroso da granulometria”, conta Momm. Segundo o professor, esse controle vai exigir adaptações nos equipamentos usados na usinagem das misturas para asfaltar rodovias.

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