Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Esqueceu, de novo?!

A Organização Mundial da Saúde denunciou a negligência no uso de medicamentos como um dos mais graves problemas atuais de saúde. Segundo o estudo, pouco mais de 50% das pessoas seguem à risca as prescrições de seus médicos. A taxa pode ser ainda menor em casos específicos: apenas 43% dos asmáticos tomam regularmente seus remédios, só 51% dos hipertensos observam rigorosamente suas doses diárias e até 70% dos pacientes com depressão ignoram o tratamento. O fenômeno vem sendo responsabilizado por problemas que vão desde o aumento dos casos de emergência nos ambulatórios até o crescimento dos índices de mortalidade por Aids.

É também uma das razões pelas quais as estatísticas sobre uso de medicamentos são mais alentadoras nos hospitais do que fora deles. Mas por que abandonam os remédios que podem prolongar suas vidas? Pelo menos nos países ricos, a resposta não é a falta de dinheiro para comprar medicamentos.

Às vezes o preço dos medicamentos conta, mas fatores como rebeldia à autoridade do médico, dificuldade de entender as prescrições ou o simples esquecimento (principalmente quando se tomam vários remédios) estão entre os mais cotados. A principal razão, porém, parece ser o medo dos efeitos colaterais. Como as pessoas temem as conseqüências dos remédios que estão tomando, simplesmente os abandonam. Eis um indício de que o melhor remédio talvez seja a informação.

Republicar