mundo

O momento de florescer

Como as rosas não falam, já dizia Cartola em uma canção inesquecível, o jeito foi descobrir, em laboratório, por que florescem. Uma planta floresce em conseqüência de mecanismos moleculares que indicam que o inverno acabou e é hora de produzir flores, de acordo com um estudo de uma equipe do Centro John Innes, de Norwich, Inglaterra, relatado na Nature de 8 de janeiro. Nos países frios, a maioria das plantas precisa passar por uma exposição a uma temperatura de 3º a 8º por três a oito semanas seguidas, durante o crescimento, sem a qual não conseguem desenvolver-se plenamente.

São dois genes, chamados VRN1 e VRN2, que fazem a planta lembrar-se, a vida inteira, de que foi exposta a um período de baixa temperatura e evite florescer no inverno, preferindo as condições mais propícias da primavera. Os dois genes agem em conjunto com outro, o FLC, que funciona lentamente sob o frio e consegue adiar a produção de flores por mais de três meses. Os pesquisadores ingleses descobriram que mutações nos genes VRN podem desligar o FLC, fazendo a planta perder o relógio que indica o melhor tempo de florir.

Trabalhando com uma planta-modelo, a Arabidopsis thaliana, os pesquisadores estudaram também as histonas H3 – proteínas que cobrem a molécula de DNA – ligadas ao FLC. E descobriram que uma estrutura química das histonas conhecida como metilação era diferente nas plantas que já haviam experimentado o inverno: também a metilação desativava o FLC. Além de ajudar a entender como as plantas florescem no tempo certo, esse trabalho pode elucidar os mecanismos da memória química, até mesmo nos animais.