mundo

Programa traça perfil das células

A assinatura molecular das células – a forma como os genes se expressam diferentemente de acordo com condições como tipo de tecido e estágio de desenvolvimento – é uma informação crucial tanto para o diagnóstico como para o prognóstico de certas doenças. A obtenção dessas assinaturas ficou mais fácil para os pesquisadores graças a um software que acaba de ser desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) em conjunto com a Universidade Harvard, nos Estados Unidos. O programa, batizado de GenePattern, permite aos pesquisadores analisar e compartilhar os inúmeros resultados dos experimentos de obtenção do perfil molecular das células, dispensando a necessidade de usar outras ferramentas para compartilhar metodologias e dados. Tudo isso utilizando uma só interface. “GenePattern é um grande passo adiante”, diz o professor George Church, da Escola de Medicina de Harvard, da Divisão de Ciências da Saúde e Tecnologia Harvard-MIT e da Iniciativa de Sistemas Computacional e de Biologia do MIT. “Ele é muito mais flexível que outros programas e permite um grande número de análises.” O software pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.broad.mit.edu/cancer/software/genepattern