Imprimir PDF Republicar

Mundo

Corrida para estocar hidrogênio

A busca por soluções que facilitem o uso do hidrogênio como fonte energética comum e disseminada provoca uma corrida tecnológica em vários centros de pesquisa em todo o mundo. Um dos pontos mais estudados é a estocagem do hidrogênio para uso nas células a combustível, equipamento que gera energia elétrica por meio desse gás, tanto em veículos como em geradores estacionários.

Na Inglaterra, uma equipe de pesquisadores das universidades de Newcastle e Liverpool anunciou ter desenvolvido uma forma mais segura de estocar hidrogênio injetando esse gás em materiais que possuem nanoporosos (da ordem de nanômetros).

Nos Estados Unidos, duas grandes instituições, a General Motors e o Laboratório Nacional Sandia, uniram-se para desenvolver e testar novos sistemas de estocagem de hidrogênio baseados em hidretos (compostos formados por ligas metálicas e hidrogênio). Quando submetidos ao calor, os hidretos liberam o gás. O programa vai durar quatro anos e está orçado em US$ 10 milhões. (London Press)

Republicar