não é tudo igual

Eu sei quem você é

eduardo cesarMacaco-prego reconhece companheiroseduardo cesar

Para nós, os macacos de uma mesma espécie podem parecer todos iguais. Mas não é assim para eles. Macacos-prego (Cebus apella) reconheceram fotos de outros macacos da mesma espécie que pertenciam à mesma comunidade, diferenciando-os daqueles que não integravam seu grupo de companheiros habituais. Como as imagens eram em preto e branco, todos tinham faces muito similares. Em um artigo publicado na revista PNAS, Jennifer Pokorny e Frans Waal, da Universidade Emory, Estados Unidos, apresentam os detalhes desse experimento, feito com dois grupos de 15 animais cada um e um total de 108 imagens. Reconhecem, porém, que não sabem que tipo de informação os animais usam para discriminar integrantes do grupo a que pertencem e de outros grupos. Como os humanos, talvez confiem na face como elemento indicador de identidade, além de, ao menos para nós, idade, sexo e estado emocional. Os pesquisadores suspeitam que o reconhecimento das faces se apoia no grau de familiaridade ou proximidade com os indivíduos retratados.