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Resenhas

Conhecimento da inovação

O desafio da inovação - A revolução do conhecimento nas empresas brasileiras | Renato Cruz | Senac, 240 páginas, R$42,90

Um dos desafios da atualidade brasileira é o desenvolvimento de produtos e processos inovadores que possam elevar a competitividade das empresas brasileiras no cenário nacional e mundial. O país aparece em posições muito desfavoráveis em estudos internacionais sobre o tema inovação, especialmente quando se considera o fato de ser a sétima economia do mundo. Mas bons exemplos de como é possível inovar no Brasil existem e o jornalista Renato Cruz conseguiu explorar de forma clara e objetiva a história das empresas que inovaram nas últimas décadas no país no livro O desafio da inovação – A revolução do conhecimento nas empresas brasileiras. Ele aborda o esforço e as estratégias para a inovação de empresas como Embraer, Petrobras, Embrapa, a indústria do etanol e a atuação das empresas transnacionais no Brasil com seus investimentos e desenvolvimentos tecnológicos feitos no país. Não deixa de indicar também, neste processo, o apoio e o papel dos institutos de pesquisa, universidades e das agências de fomento como a Finep e a FAPESP.

Renato, que faz reportagens sobre tecnologia para o jornal O Estado de S. Paulo entrevistou mais de uma centena de empresários, executivos, acadêmicos e dirigentes governamentais e consultores para mostrar um panorama recheado de dados da inovação realizada no país. Seu desafio inclui a análise da trajetória de várias empresas ao longo dos 20 anos da Lei de Informática, mostrando principalmente os ganhos no âmbito dos softwares. O livro avança também para exemplos que podem colaborar para atuais e futuros empreendedores. Recolhendo histórias em romances do escritor inglês H. G. Wells ou de seriados televisivos dos Simpsons, ele comenta os limites de se ouvir os consumidores no delineamento de um produto novo ou mesmo o risco de um empreendedor se maravilhar em demasia com a própria ideia inovadora e não avançar na tomada de decisões para o crescimento da empresa ou, ainda, deixar de lado a parte administrativa do empreendimento.

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