Imprimir PDF

O que é, o que é?

O que é, o que é?

Por que é necessário dormir

Paula MunizOs seres humanos passam um terço de suas vidas dormindo e daí a importância desse estado fisiológico para a saúde e qualidade de vida.

Dormir bem significa respeitar a quantidade de horas necessárias de sono, que são individualmente determinadas, e ter qualidade de sono.

As horas de sono necessárias são aquelas após as quais a pessoa passa pelo período de vigília com bom estado de alerta, de humor e de desempenho cognitivo (atenção, memória e raciocínio). Já a qualidade do sono é determinada pelos bons hábitos de vida (alimentação, exercício, cuidado com a saúde física e mental, entre outros) e pelo tratamento de alguns distúrbios do sono se esses estão presentes (insônia, apneia, pernas inquietas, bruxismo). Estudos em animais e humanos já comprovaram que a privação do sono total ou de alguns dos seus estágios pode desencadear déficits em diversas esferas do organismo. Entre esses, os principais são: diminuição de memória, atenção, raciocínio, aumento de sonolência e risco de acidentes, alterações de humor, risco de hipertensão arterial, piora de outras doenças cardiovasculares, risco de diabetes, aumento de peso, disfunção sexual e diminuição da imunidade. Pesquisas comprovam que quem dorme menos do que precisa e/ou com baixa qualidade de sono está sujeito a maiores taxas de mortalidade no decorrer dos anos.

Lia Rita Azeredo Bittencourt e Monica Levy Andersen, professoras adjuntas de Medicina e Biologia do Sono – Unifesp

Republish