Imprimir PDF Republicar

Resenhas

DNA dos barcos baianos

Embarcações do Recôncavo – Um estudo de origens | Pedro Agostinho | Iphan e Oiti Editora, 160 páginas, R$ 100,00

Em seu trabalho Embarcações do Recôncavo – Um estudo de origens, publicado originalmente em 1973 e agora reeditado pela Oiti Editora, Pedro Agostinho, mestre em antropologia, se debruça sobre a caravela latina e a caravela redonda para entender a gênese dos saveiros baianos.

A navegação, usada no comércio e na pesca, foi durante séculos a principal via de transporte da região que viu florescer diversos tipos de embarcação de cabotagem. Construídas basicamente de madeira, até hoje fazem parte da vida litorânea, mas há décadas, com o advento de novas técnicas e materiais para os barcos, indaga-se por quanto tempo resistirão na paisagem costeira. Segundo Pedro Agostinho, somente aquelas que se adaptem às novas condições técnicas e econômicas poderão sobreviver.

Ajuda o leitor a imergir no tema uma edição cuidadosamente ilustrada com fotografias, mapas e gravuras comparativas das embarcações. O livro conta inclusive com imagens preciosas de Pierre Verger. São escolhas criteriosas que contribuem para o entendimento do assunto. As descrições técnicas funcionam como escopo para o autor procurar as origens desses barcos, que estão ligadas ao patrimônio cultural das etnias que numa época ou noutra povoaram o litoral. As embarcações baianas estudadas originam-se da caravela redonda, surgida em começos do século XVI; seu DNA recebe influências portuguesa, holandesa e indígena.

Massame, moitão, amura, verga e ostaga. Quem não é um velho lobo do mar, afeito a jargões marítimos, em princípio, quando esbarrar nessas palavras, pode ir a pique. O livro de Pedro Agostinho, longe de ser um tratado técnico sobre barcos, conduz o leitor nas profundezas do universo do transporte marítimo e suas origens; é fruto de um trabalho de campo completo, sistemático e original. Edição esmerada, para obter êxito completo, deveria possuir um glossário que elucidasse, por exemplo, que massame são cabos que se empregam nas embarcações a vela.

(venda: www.vivasaveiro.org)

Republicar