Imprimir Republicar

Física

Roberto Salmeron: histórias de um físico extraordinário

Referência mundial em física de partículas elementares, o professor fala de suas pesquisas e suas origens | 14'57"

O professor Roberto Salmeron, paulista, 90 anos, esteve em Brasília e no Rio de Janeiro na primeira quinzena de outubro de 2012 para lançar seu livro de divulgação científica, Homens que nos ensinaram a concepção do mundo, resenhado na edição nº 202 de Pesquisa FAPESP . Salmeron construiu uma carreira internacional importante na área de física de partículas elementares e, ao longo de sua vida, tem dado contribuições decisivas para a melhor política de ciência e tecnologia, dentro e fora do Brasil. Formado pela Universidade de São Paulo, passou um período na Universidade de Manchester, na Inglaterra, e foi um dos primeiros cientistas a integrar o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern). Aposentou-se depois de décadas de trabalho na Escola Politécnica de Paris, na França, instituição que o acolheu quando as perseguições políticas o impeliram para fora do Brasil, em 1966.

Em sua visita mais recente ao Brasil, a equipe de Pesquisa FAPESP aproveitou o pretexto do lançamento de seu livro para voltar a entrevistá-lo, desta vez em vídeo. No depoimento, Salmeron fala de suas pesquisas, de suas origens, da família simples, de sua relação com  Gleb Wataghin, o físico russo com cidadania italiana que teve imensa influência para a consolidação deste campo nas universidades paulistas, e lembra a importante experiência de ensino superior de que participou na nascente Universidade de Brasília, interrompida nos anos 1960 pela ditadura implantada no país em 1964. Antes, em 2004, o cientista já concedera uma entrevista à revista, na qual comenta em especial o início das pesquisas em física no Brasil.