Imprimir Republicar

Micro-RNA

Alteração genética gera tomates múltiplos

Plantas com produção aumentada de um determinado micro-RNA produzem frutos modificados

De um tomate modificado podem brotar outros frutos e estruturas florais

Geraldo Silva / Esalq De um tomate modificado podem brotar outros frutos e estruturas floraisGeraldo Silva / Esalq

Que um tomate é redondo, ou talvez oval, ninguém duvida. Mas há quem tente entender por quê. É o caso do grupo coordenado pelo engenheiro agrônomo Fábio Nogueira, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Eles acabam de mostrar que pequenas moléculas de RNA são centrais na transformação do ovário, na flor do tomateiro, em fruto. Em artigo publicado este mês na revista The Plant Journal, eles mostram que um excesso dessas moléculas pode gerar tomates muito esquisitos, dos quais brotam outros frutos – como se fossem braços ou verrugas múltiplas – e até mesmo folhas ou flores.

“Um fruto é um órgão determinado”, explica Nogueira. “Depois que está feito, acabou.” É diferente de outros órgãos, como por exemplo os caules: as células que fazem parte deles têm a capacidade de se diferenciar em outros tipos de células e dar origem a outras partes da planta, como folhas e espinhos. Estudos de outros grupos já sugeriam que esse trecho do material genético – um micro-RNA identificado como miR 156 – afeta a identidade das células no que diz respeito à capacidade de se diferenciar.

O nascimento de folhas a partir de um fruto demonstra uma mudança importante na identidade das células

Geraldo Silva / Esalq O nascimento de folhas a partir de um fruto demonstra uma mudança importante na identidade das célulasGeraldo Silva / Esalq

Nogueira tinha detectado essas moléculas em seus trabalhos com cana-de-açúcar que, por motivos óbvios, não é um bom modelo para investigar a formação de frutos. Os tomateiros em miniatura do tipo Micro-Tom cultivados pelo grupo do agrônomo Lázaro Peres, na Esalq, são ideais para esse tipo de pesquisa não só por ocuparem menos espaço mas também por serem mais fáceis de manipular geneticamente. Para esse trabalho, pesquisa de mestrado de Geraldo Silva, o grupo usou plantas transgênicas que produziam um excesso do micro-RNA 156 e examinou todos os frutos que nasceram. Em todas as plantas, observaram alterações nos frutos. “Chegamos a ver até primórdios de órgãos florais brotando dos tomates”, conta Nogueira.

Para ele, entender essa via de regulação é importante não só pelo conhecimento científico, mas também por motivos comerciais. “Entender o que está por trás da variação nos tomates pode permitir alterar o formato dos frutos e aumentar a produção e a aceitação”, exemplifica. Os tomateiros mutantes também são menos produtivos em termos do número de frutos. No doutorado, Silva vai investigar a relação entre os micro-RNAs e os hormônios que regulam diversos aspectos das plantas, como o seu crescimento.

Projeto
Análise funcional do papel de micro-RNAs no controle da arquitetura vegetativa e desenvolvimento de frutos (nº 2012/51146-2); Modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular Pesquisador responsável Fabio Tebaldi Silveira Nogueira (Esalq-USP) Investimento R$ 320.851,93 (FAPESP).

Artigo científico
SILVA G. F. F. et alMicroRNA156-targeted SPL/SBP-box transcription factors regulate tomato ovary and fruit developmentThe Plant Journal. 7 abr 2014.

 

Republicar